Comissão de Transporte da ALERJ realiza audiência pública na Câmara dos Vereadores de Magé

1
222

Na manha deste sábado (24/06) foi realizado na Câmara dos Vereadores de Magé a audiência pública da Comissão Especial de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), para discutir e construir a interlocução sobre as questões e demandas relativas a linha de trem de Saracuruna a Gramacho e a baldeação que o Governo do Estado do Rio de Janeiro pretende implementar na estação Gramacho. Três itens foram colocados em pauta:

  • Recuperação, melhorias e investimentos no Sistema de trens de passageiros Metropolitanos e Regionais do Rio de Janeiro;
  • Discussão sobre o Projeto de Lei 1252/2012, sobre a recuperação da malha ferroviária de passageiros para fins turísticos do Estado do Rio de Janeiro;
  • Implantação das barcas de passageiros pela nova empresa concessionária que operará o Sistema Aquaviário da Baia de Guanabara, a saber, Praça XV, Niterói, São Gonçalo, Galeão, Duque de Caxias e Guia de Pacobaiba (Mauá-Magé-RJ)

A sessão foi presidida pelo Deputado Estadual Zito e contou com a presença, do Deputado Federal Zé Augusto Nalin, do Presidente da Câmara dos Vereadores, Rogério do Valle, do Vice-Presidente Carlinhos da Ambulância, do Presidente da Comissão de Transportes do Município o Vereador Sgt Lopes, do Vice, o Vereador Igor Fabiano e representando o Prefeito Rafael Tubarão o Procurador do Município Dr. Paulo.

Também estiveram presentes vários representantes de instituições civis ligados à área de transporte e o representante da SUPER VIA.

O Deputado Estadual Zito lamentou a ausência de vários Deputados, principalmente a do Deputado Estadual Renato Cozzolino que foi convidado por ele pessoalmente.

Passado a palavra para o representante da SUPER VIA, foi explicado que atualmente o dinheiro arrecadado pela empresa é destinado para a manutenção dos trens, da malha ferroviária e da rede aérea elétrica, não existindo nenhuma possibilidade de investimentos para atender o ramal Saracuruna – Guapimirim e ainda enfatizou que os gastos com o fornecimento de energia elétrica com a empresa LIGHT já alcançou o valor de 50 milhões de reais, inviabilizando ainda mais qualquer tipo de investimento.

O Deputado Federal Zé Augusto Nalin, se colocou a disposição da Comissão em se empenhar em busca de emendas federais que possam ajudar na implantação desta linha, conhecedor que é da necessidade da mesma na vida da população Mageense.

O representante da Associação dos Ferroviários explicou que a Secretaria Estadual de Transportes na gestão do Secretário Julio Lopes iria realizar uma parceria com a Prefeitura de Magé para  a  implantação de dois carros de Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) que tinham sido adquiridos pela Prefeitura de Magé  para atuar no trecho Saracuruna x Magé,  estando acertado os entendimentos com a ANTT , tudo certo para a implantação, só que ocorreu uma mudança de política na Prefeitura de Magé e o Prefeito que assumiu entendeu que ocorreu uma serie de irregularidades na compra dos dois carros de VLT constatado pelo Tribunal de Contas do Estado, parando completamente o que já estava acordado. Agora na gestão do Prefeito Rafael Tubarão, se iniciou um movimento para a implantação desse VLT, mas todo o processo terá que ser refeito.

O Procurador do Município ressaltou que nos precisamos de União com os poderes Estadual e Federal, não adianta o governo municipal buscar alternativas através da Secretaria Municipal de Transportes, o próprio Prefeito e o Deputado Zé Augusto em Brasília, buscando através do IFAN para a recuperação da linha de Guia de Pacobaiba. Uma das metas do Plano Diretor é a recuperação desta linha férrea. No Japão o trem é o transporte de massa utilizado. Na Europa a deslocação da população entre os países ocorre através do Metrô. A população carioca se desloca através de trens e do metrô. Infelizmente o Brasil andou na contra mão, deixando de dar prioridade a este meio de transporte de massa. A vinda de grandes empresas e indústrias em nosso município é prioridade para o Prefeito Rafael Tubarão e esta reativação da linha férrea e de suma importância para o crescimento de Magé. Nosso município atualmente é uma cidade dormitoria. A população que trabalha nos municípios do Rio de Janeiro e em Duque de Caxias, ficando mais às vezes  três horas dentro de um ônibus, necessita deste meio de transporte.

Agradeço a esta Comissão pela preocupação com a nossa população e esperamos muito em breve darmos início a esta reativação na nossa linha férrea.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA