SMETULT realiza reunião com SEBRAE e associações

Fotos: Caio Bordignon

0
299

Na manha de hoje (14/07) na sede da SMETULT, foi iniciado o processo de implantação de cursos de capacitação e qualificação da mão de obra local, voltados para o turismo de nossa cidade.

Presidida pelo Secretário da pasta, Sr. Wagner Rosa, tendo como convidados a Sra. Margareth Kelly, Coordenadora regional da Baixada Fluminense do SEBRAE, o Sr. Bruno Patrocínio, representante do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro e Similares do Município de Magé, o Sr. Cesar Cristiano Nascimento, Diretor de Turismo da SMETULT, o Sr. Lucio Amorim, Coordenador de Turismo da SMETUL, o Sr. Francisco Assis Santana, representante dos Artesões do Município de Magé e o Sr. Vanderley Gomes do Nascimento, representante da associação de moradores do Parque Estrela.

Vivemos em um município rico na área do turismo, mas infelizmente não estamos preparados para explora-lo. Nosso turismo é de passagem, as pessoas vem aqui para visitar determinado local e depois vão embora, justamente por não termos uma rede de hotéis apitas para atender tal demanda. Também não existe uma programação que ofereça um pacote turístico contendo vários locais de visitação, proporcionado um período maior de permanência em nossa cidade. Já com os artesões de nossa cidade, não estamos dando a devida atenção que os mesmos merecem, sendo esta atividade uma fonte de renda sustentável. – relatou o Secretário.

Conforme explicou a coordenadora do SEBRAE, a função do órgão é capacitar o micro empreendedor, dando-lhe condições de participar do mercado de trabalho. Ela também resaltou que a Baixada Fluminense possui 14 municípios, mas somente 10 irão fazer um trabalho de harmonização, visando incrementar o turismo.

O representante do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, falou da dificuldade que a população encontra em ir ate a sede do Sindicato no RJ, para a fazerem a sua capacitação. A necessidade de mão de obra e muito grande, mas em Magé não existe esta mão de obra qualificada.

Já o Diretor de Turismo do Município, afirmou que agora que foi dada a largada para a fomentação do turismo na cidade, a parceria com o PRONATEC, SENAC e SENAI juntamente com o SEBRAE, trará a capacitação para a população, colocando-os realmente no mercado de trabalho.

No dia 14 de setembro a SMETULT irá realizar um curso de capacitação voltado para o turismo e para os Artesões.

 

DEIXE UMA RESPOSTA