MAGÉ LANÇA ID JOVEM NO DIA 30 DE AGOSTO

0
452

Com documento, jovens têm acesso aos descontos de meia-entrada em eventos e transporte coletivo interestadual

Jovens de 15 a 29 anos poderão ter a ID Jovem, um benefício que dá acesso aos descontos em cinemas, teatros, museus, shows, eventos artísticos e culturais, esportivos e transportes interestaduais, com gratuidade ou pagando meia entrada. O lançamento do projeto federal, através da parceria com a Prefeitura de Magé, a partir da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e da Coordenadoria Municipal de Juventude, será no dia 30 de agosto às 9h.

A Caravana do ID Jovem vem para o evento que é aberto ao público e será realizado na quadra da Escola Municipal Desembargador Oswaldo Portella. A ID Jovem é destinada aos jovens pertencentes às famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do governo federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Em Magé, mais de 25% da população está na faixa etária do programa, de acordo com dados do Censo.

Para o prefeito Rafael Tubarão, “a iniciativa é uma grande locomotiva de boas novas para nossa juventude, especialmente de baixa renda. A partir desse lançamento em parceria com o governo federal, também são ofertados: justiça social, acesso cultural e mobilidade para mais de 60 mil jovens mageenses”.

Benefícios

A ID Jovem garante, para os jovens de 15 a 29 anos de baixa renda, acesso aos benefícios relacionados ao Direito à Cultura e o Direito ao Território e à Mobilidade, do Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013):

A. Direito à meia-entrada, que é o pagamento de metade do preço (cinquenta por cento) do ingresso cobrado para a venda ao público em geral, em eventos artístico-culturais e esportivos, como salas de cinema, teatros, espetáculos musicais e circenses, eventos educativos, de esporte, de lazer e entretenimento em todo o território nacional, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares;

B. Reserva de duas vagas gratuitas nos veículos do sistema de  transporte coletivo interestadual  e duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.

C. Também garante a gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para ter a ID Jovem é preciso se enquadrar em um ou mais dos critérios abaixo para ser incluído na condição de beneficiário do Programa:

1. Ter renda familiar de até dois salários mínimos;

2. Possuir cadastro ou estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico);

3. Estar com as informações atualizadas no Cadastro Único há pelo menos 24 meses;

4. Estar compreendido na faixa etária dos beneficiários do Estatuto da Juventude, que é de 15 a 29 anos de idade.

SERVIÇO:
Lançamento ID Jovem em Magé
30 de agosto de 2017 – 9h
Quadra da Escola Municipal Desembargador Oswaldo Portella
Rua Idalina Monteiro, 65 – próximo à praça da banca do peixe – Centro Magé

DEIXE UMA RESPOSTA