ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PARTICIPAM DE AULA PRÁTICA NO CEPTA

0
138
Nesta sexta (29), 22 alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) dos cursos de Engenharia Agrícola Ambiental e Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente participaram de uma aula prática, no Centro de Ensino, Pesquisa e Treinamento em Agroecologia (Cepta). Durante a atividade pedagógica, os universitários conheceram os laboratórios de pesquisa do Cepta e aprenderam na prática a ciência e as propriedades do solo.
“A visita ao Cepta surgiu da necessidade em que os alunos tinham de  aprender na prática o que é estudado em sala de aula”, explicou Carmen Vieira, professora de Pedologia e Edafologia aplicada da UFF. “Aqui os alunos estudaram a ciência dos solos, suas propriedades e o solo como base do estabelecimento do ser humano. Tudo começa no solo, a gente não consegue ter uma civilização humana sem ter uma boa qualidade no solo, tanto na alimentação, como na construção civil”, complementou.
Os estudantes da UFF Victor Magalhães e Raiana Scheiner contaram sobre a experiência vivida no Cepta. “Estar aqui é muito importante, porque não é uma coisa comum para a gente, não temos muita aula de campo”, falou Victor. Já Raiana complementou dizendo: “É importante a gente sair do ambiente da faculdade e vim por na prática tudo aquilo que a gente aprendeu em sala de aula, porque aqui a gente pode ver bastante coisa que a gente não conhecia e como funciona o dia a dia da agricultura”.
A professora finalizou a aula agradecendo ao engenheiro agrônomo do Cepta, Aloísio Pinto e parabenizou o trabalho desenvolvido pela Secretária de Agricultura Sustentável: “O Cepta tem essa característica de um trabalho pioneiro que beneficia a própria comunidade de produtores rurais da região. A implantação desse projeto é piloto e gera uma outra matriz produtora, que é uma agricultura ecológica, que não usa química e ensina as pessoas a relação com o solo e o meio ambiente”.

DEIXE UMA RESPOSTA