Plantas para serem cultivadas a sombra e a meia sombra.

1
1524

Se você tem vontade de ter plantas mais seu quintal é sombreado ou sua casa não bate sol, então vou apresentar algumas espécies de plantas que vão bem nesses ambientes.

Algumas palmeiras como a Ráfis, Camedorea e Palmerinha de Petrópolis vão muito bem na sombra, lembrando que nos dias mais quentes é bom borrifar água nas folhas.

Samambaias de todas as espécies.

Algumas suculentas tais como o colar de pérola, coração emaranhado algumas haworthia precisam ser cultivadas a meia sombra, para não sofrerem queimaduras.

As Peperomias essas são seme suculentas por isso melhor não exagerar na rega e colocar areia no substrato.

Temos as bromélias em geral que é de fácil o cultivo que ao contrário do que dizem elas não atraem o mosquito da dengue já que a água que acumula em seu interior é suja. Elas ficam muito bem em placas de fibra de coco ou fixadas em árvores podendo também ser colocada em vasos.

Ainda temos os antúrios, lírio da paz, lírio do amazonas, filodrendo xanadú, alocasias, aglaonemas, costela de adão, jiboia e muitas outras. Todas essas a forma de cultivo é semelhante, sendo que elas gostam de um pouco mais de água, não precisa de adubação constante  e o substrato tem que ser um pouco poroso com material orgânico.

Pra finalizar temos as espadas e lanças de São Jorge que é um ótimo coringa pra ter em casa. Elas vão bem na sombra assim como no sol.

Lembrando que todas essas plantas apesar de não tolerarem  sol pleno precisam está em lugar com boa iluminação, com bastante claridade se não elas não prosperam. Nem uma planta é capaz de viver na escuridão ou com luzes artificiais por muito tempo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA