FAKE NEWS – Noticias falsas que circulam pela internet

0
100

Faltando pouco menos de um ano para as eleições de 2018, o assunto já mobiliza as redes sociais e o compartilhamento de notícias falsas ou distorcidas. Grupos no WhatsApp no Rio de Janeiro tem se espalhado a informação de que terminaria no próximo dia 7 de dezembro o prazo para cadastramento da biometria, a identificação do eleitor por meio do reconhecimento da impressão digital, nos cartórios eleitorais.

Segundo o texto, “o governo lançou uma lei sem avisar” e quem não fizer o cadastramento dentro da data estipulada terá que pagar multa de R$ 150. A mensagem compartilha ainda o link do site do TRE do Rio de Janeiro e pede para que os usuários agendem o cadastramento. Mas será que esse é o prazo para biometria e está prevista multa para quem não comparecer ao cartório eleitoral?

No estado do RJ, o cadastramento da biometria é obrigatório apenas em Rio das Ostras e Queimados. Segundo o TSE, ainda assim, não está prevista nenhuma multa para quem não fizer a biometria.

O prazo de atualização do registro se encerra no dia 9 de dezembro de 2017, em Rio das Ostras, e em 17 de março de 2018, em Queimados. Nos demais municípios, a biometria não é obrigatória, mas recomendada pela Justiça Eleitoral. No estado, o cadastramento atingiu até o momento 11% do eleitorado.

DEIXE UMA RESPOSTA