Dicas para escolher o melhor vaso

0
422

Quando você for escolher suas plantas para montar um jardim ou ate mesmo para ter aquela plantinha desejada em sua casa, leve em conta o vaso a ser escolhido por que certamente ele vai fazer toda a diferença, não só na de decoração mais na vida de suas plantas.

Ambiente Externo: Quando as plantas estão dispostas em lugares externos, com incidência de calor, expostas a chuva e vento, o ideal é que os vasos sejam de cimento, cerâmica, fibra de vidro ou madeira resistente. Isso ajuda na durabilidade e resistência dos vasos, garantindo que não sejam deteriorados em um tempo curto evitando também que as raízes fiquem muito aquecidas como acontece nos vasos de plástico.

Ambiente Interno: Não é tão exigente podendo assim variar. Pode ser usado o de plástico que é mais barato, vidro, madeira ou barro.

Lembrando que em regiões mais secas e bom impermeabilizar os vasos de barro evitando  que a planta seque muito rápido. Por que o vaso de barro rouba a água da planta tendo assim que regar em abundância.

Tamanho Ideal: Temos que observa a planta , pois as grandes exigem vasos grandes e vice versa. Plantas trepadeiras não são recomendados colocar em vasos, o que ela cresce pra cima precisa crescer pra baixo, mais se for  tê-las escolha vasos profundos.

No caso de suculentas e cactos os vasos tem que ser proporcional já que elas não gostam de ficar com suas raízes  úmidas. No caso das echeverias procure usar bacias ou cuias, suas raízes não são tão profundas e elas gostam de espaços para ser espalhar.

Lembrando que a camada de dreno para todos os vasos é essencial.

Já os anturios não sobrevivem em vasos grandes, pois além de precisarem escorar suas raízes na lateral do vaso não gostam de solos encharcados.

Vaso muito grande para planta pequena significa muita terra que demora muito pra secar.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA