AMOR AO PRÓXIMO NAS UNIDADES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

1
119

A Unidade de Acolhimento, o Centro Especializado e a Casa de Passagem, foram os locais visitados pelo prefeito Rafael Tubarão na manhã desta terça-feira (10). Junto com a Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Ionete Reis, e o Presidente da Câmara dos Vereadores, Rogério do Valle, o prefeito conversou com funcionários e usuários destes órgãos, identificando as possíveis necessidades e buscando resolver o mais rápido possível.


A primeira visita foi a Unidade Institucional de Acolhimento Futuro Feliz, que abriga menores de 0 a 18 anos que não vivem no seu meio familiar, por não ter seus direitos básicos respeitados. “Nós temos crianças aqui com histórico de negligência, abuso sexual, nenhum acesso a educação, e estando aqui o primeiro passo é a documentação e a matrícula na escola. Além disso eles são levados a consulta médica, tem acompanhamento psicossocial e alimentação. Oferecemos a eles uma casa com todo o suporte que eles precisam” explicou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ionete Reis.
Em seguida a equipe foi ao Centro Pop – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, que fica no Sexto Distrito (Piabetá). A unidade é voltada para o atendimento diurno, realizando uma triagem e apoiando na retirada de documentos, cadastros em programas como o Bolsa Família, oferecendo alimentação, atendimento psicossocial e um espaço onde podem passar o dia. 


A Casa de Passagem de Magé, localizada na Piedade, foi a última unidade visitada. Voltada para o acolhimento temporário de adultos e famílias, o local também busca a reintegração das pessoas ao meio familiar e ao mercado de trabalho, encaminhando para atendimentos de saúde, renovação ou retirada de documentação, inscrição em programas e no Sine (Site Nacional de Empregos). 


“Hoje nós estivemos nas unidades visitando e avaliando, estamos buscando melhorar cada vez mais. Através da Secretaria de Assistência Social queremos tratar as crianças, os idosos, e todas pessoas que dependem do nosso serviço com carinho e humanidade”, disse o prefeito. O Presidente da Câmara dos Vereadores, Rogério do Valle acompanhou a visita: “é extremamente satisfatório e gratificante fazer essa visita e ver tanto crianças quanto adultos e idosos sendo inseridos de volta a sociedade, essa é a função da Secretaria de Assistência Social. Parabenizo o governo municipal pelo trabalho e pelo atendimento a tantas pessoas”.
As visitas continuarão sendo realizadas e as próximas unidades visitadas serão as de saúde do município.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA