1° Estrada de Ferro do Brasil comemora os seus 164 anos

1
1064

Hoje dia 30 de abril de 2018, deveria ser motivo de grande orgulho para a nossa cidade, pois e o aniversário da inauguração da 1° Estrada de Ferro do Brasil criada pelo maior empreendedor que o nosso país já teve, Irineu Evangelista o Barão de Mauá.

Irineu realizou tantas obras em nossa terra que sua riqueza era maior do que a da Coroa Portuguesa. Iluminou a cidade a gás, criou um estaleiro naval, rasgou os mares com a sua navegação a vapor. Foram tantas as suas conquistas que hoje o que sobrou aqui em nossa cidade foi os escombros.

Por iniciativa da Fundação Educacional e Cultural de Magé em parceria com a Prefeitura de Magé, ocorreu na antiga Estação uma homenagem a quem dedicou a sua vida ao bem estar de nosso país.

A Secretaria de Educação e Cultura do município a Sra Alison Brandão abriu as comemorações dando a boa noticia que após longos anos de espera o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) decidiu entregar esta área que estava sobre os seus cuidados para a Prefeitura de Magé.

O Deputado Federal Zé Augusto Nalin em seu discurso falou que agora sendo a área de responsabilidade da Prefeitura de Magé todos os esforços deverão ser em prol da revitalização do enorme espaço que durante décadas se encontrava abandonada.

O Senador Eduardo Lopes, falou que é inadimissível um órgão federal que deveria ser o responsável em cuidar de um patrimônio histórico ter deixado a área daquele estado.

O Senador também se comprometeu enviar um requerimento na próxima quarta-feira para a direção da SuperVia buscando os devidos esclarecimentos pelo descaso com a população mageense com a falta de trens e o abandono na manutenção das estações.

Como falei no início da matéria, hoje nosso município teria tudo para comemorar uma grande data, mas o que sobrou foi o abandono do governo federal e as ruínas do antigo porto.

Que a Prefeitura de Magé consiga fazer um bom trabalho, devolvendo a população este pedaço da nossa história totalmente revitalizada.

1 COMENTÁRIO

  1. Adorei saber um pouco mais sobre a estação ferroviária de Magé. Gostaria de ver a ferrovia funcionando para subida de Magé para Petrópolis. Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA