DEPUTADO FEDERAL ZÉ AGUSTO NALIN PROPÕE PROJETO ESTRUTURANTE QUE PODE SALVAR A ECONOMIA DO RIO DE JANEIRO

0
200

O Deputado Federal Zé Augusto Nalin, membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, apresentou esta semana uma proposta revolucionária.

Trata-se de uma ideia que pode transformar e reerguer a falida economia do estado do Rio de Janeiro. A depender da capacidade de cooperação dos membros de diversas Instituições Públicas e Privadas, bem como das lideranças políticas regionais.

Com uma enorme facilidade de ver ao longe as oportunidades, o Deputado Nalin pediu à sua assessoria técnica uma análise da Região Metropolitana com vistas à proposição de ideias que pudessem vivificar a economia do estado. O grupo de estudos  verificou então que, a partir da análise da Carta Náutica da Baía da Guanabara ficou evidenciado que o canal principal de navegação (que comportaria navios do tipo pós-Panamax com mais de 12 metros de calado) se estende até a Ilha de Paquetá. Por coincidência, este canal principal se encerra exatamente em frente ao pier da  “ILHA DE ITAOCA”  na Praia da Luz que se encontra inativo desde a redução de atividade da Petrobras nas obras do Comperj.

Porto inativo, com Paquetá ao fundo

A dragagem do local e a construção de um pier avançando sobre a baía, capazes de receber navios tipo PANAMAX ou superiores, impactaria os custos logísticos de várias Cadeias Produtivas, em especial a da Indústria Naval da região, aumentando a produtividade das empresas e gerando milhares de empregos. Adicionalmente, seria possível reduzir o fluxo intermodal da saturada área do Porto do Rio de Janeiro e até contribuir para um melhor aproveitamento daquele porto. Trata-se de uma possibilidade ímpar para criar uma nova centralidade em região de grande potencial econômico do Município de São Gonçalo, que hoje experimenta problemas delicados com relação à degradação do meio ambiente e violência. Se somarmos a este fato a existência de uma estrada de 23 km também abandonada, paralela à Br 101, que vai até a Br 493, teríamos uma possibilidade de articulação intermodal com transporte aquaviário, ferroviário e rodoviário, com elevados ganhos de produtividade para diversas cadeias produtivas. Sem contar que esta possível articulação intermodal ainda poderia contemplar a tão desejada ligação hidroviária com outros pontos do interior da baía, bem como seria complementada com a Linha 3 do Metrô, num verdadeiro projeto estruturante para revolucionar a situação do estado do Rio de Janeiro.

Vista da Região de Itaúna com o Porto, a Ilha da Paquetá em frente e a estrada abandonada

O Deputado Nalin é um agregador de competências e um empreendedor visionário. É necessário que as pessoas esclarecidas e interessadas no bem do estado e do país abracem junto com ele esta causa, que pode ser a grande, senão a única solução para a crise em que o estado se encontra.

DEIXE UMA RESPOSTA