MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PUBLICA ESTUDOS SOBRE CONSELHOS DE MAGÉ

0
51

A pedagoga e mestre em Educação, Alba Valéria Baensi, articuladora dos Conselhos Municipais e Escolares publicou dois artigos de sua autoria sobre a realidade e as experiências vividas na Educação de Magé, em dois livros elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, para conselheiros escolares, pesquisadores e gestores municipais e escolares.

No livro “Conselhos Municipais de Educação: políticas e experiências de gestão democrática”, o artigo “A trajetória, avanços e retrocessos do Conselho Municipal de Educação de Magé” foi um dos 12 estudos escolhidos em todo o país para compor a obra. Já o segundo estudo “O processo de implementação dos conselhos escolares de rede municipal de Magé RJ: caminhos para a gestão democrática” faz parte da obra “Conselhos Escolar: desafios cotidianos da gestão democrática” com reflexões e discussões sobre os conselhos escolares.

As obras são importantes para os mageenses entenderem como funcionam os conselhos. Por isso, a Fundação Educacional e Cultural realizou na Casa Mageense de Cultura, o lançamento dos livros com exemplares para quem compareceu no evento, que em breve estarão disponíveis para download no site do Ministério da Educação.

“Os livros são indicados para qualquer pessoa interessada na temática e no público-alvo. Eles são super importantes para os mageenses, porque têm artigos que falam especificamente das experiências no contexto de Magé. É uma leitura fundamental para aqueles que querem entender a dinâmica desse movimento dentro do município”, explicou Alba Valéria.

Atualmente, a rede municipal de ensino conta com uma participação cada vez maior dos responsáveis, alunos e profissionais das escolas e creches através dos Conselhos Escolares.

DEIXE UMA RESPOSTA