PARTO HUMANIZADO É TEMA DA CAPACITAÇÃO DOS ENFERMEIROS DAS USFs

0
119
O tema da formação continuada voltada aos enfermeiros que trabalham na atenção básica das Unidades de Saúde da Família (USFs), foi a humanização do parto. Nesta segunda-feira (18) aconteceu a primeira etapa da capacitação dos enfermeiros que são responsáveis pelo pré-natal nas 41 unidades de Magé, quando a Secretaria de Saúde realizou a reunião com os profissionais e a próxima etapa será na quarta-feira.
A maternidade do Complexo de Saúde de Magé já realiza partos humanizados em uma ala especializada e equipada, que possibilita oferecer toda a infraestrutura para esse momento da família. “Essa educação continuada é de suma importância para os enfermeiros que realizam o primeiro atendimento nas USFs, que são nossa porta de entrada no sistema de saúde, pois eles são os que têm o primeiro contato, com eles que se inicia o pré-natal, então esse profissional precisa ter a informação e o conhecimento de que essa mulher pode, e deve ter, um parto humanizado de qualidade, com acolhimento e segurança. É mais uma forma de mostrar o empoderamento da mulher. E ela precisa estar preparada para a hora de ir à maternidade”, explicou a enfermeira obstétrica, Lohraine Guerra, que trabalha no apoio técnico do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher Criança e Adolescente (PAISMCA).
A Secretaria de Saúde realiza continuamente a capacitação da equipe da atenção básica. As USFs são a referência para a gestantes realizarem o pré-natal, onde são acompanhadas por enfermeiros e médicos da unidade. Se é detectado algum tipo de risco durante a gestação, a paciente é encaminhada para o hospital. “É na USF que o paciente tem o primeiro contato e refletirá até a maternidade. Queremos oferecer um pré-natal de qualidade, para ter um parto de qualidade”, explicou a coordenadora do PAISMCA, Flávia Amaral.

DEIXE UMA RESPOSTA