Alunos AUTISTAS ganham local especializado para tratamento em Magé – CMAE AZUL

1
110

Na tarde de ontem (05-12) a Secretaria de Educação de Magé  inaugurou o Centro Municipal de Atendimento Especializado no Transtorno do Espectro Autista (CMAE Azul) um local devidamente  especializado para alunos autistas.

O espaço localizado na Rua Simão da Motta n° 125, centro de Magé, irá realizar o trabalho voltado para neuropediatria, psicologia, terapia ocupacional, psicomotricidade, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e psicopedagogia.

A abertura da cerimônia foi realizada pela Diretora do CMAE AZUL Sra Monica Carlos que agradeceu a oportunidade proporcionada pela Prefeitura de Magé à dezenas de crianças que há alguns anos atrás tinham que acordar de madrugada para irem até o município do Rio de Janeiro em busca desse tratamento para os seus filhos.

“Há um ano e sete meses atrás foi inaugurado o primeiro CMAE que inicialmente atendeu a 245 alunos que vieram da rede municipal de ensino, sendo 45 Autistas, mais 38 alunos que se encontram na fila de espera e 04 que aguardam a confirmação do laudo. Devido a esta grande necessidade de atendimento, a Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde e com o compromisso assumido pelo Prefeito Rafael Tubarão, decidiram criar o CMAE AZUL, espaço dedicado exclusivamente para os Autistas” – relatou a diretora.

Em seguida a Secretaria de Educação Alison Brandão agradeceu imensamente e proferiu algumas palavras: “O atendimento educacional especializado está previsto no Plano Municipal de Educação sendo este mais um passo para Magé se tornar referência na inclusão.

“O CMAE já tem sido objeto de estudo para instituições de ensino como UFF e UERJ. É muito gratificante ver nossos alunos se desenvolvendo tanto. Temos uma equipe de profissionais altamente capacitados e certamente vamos atingir resultados muito maiores que os esperados. O CMAE Azul vai atender 87 alunos com Autismo, assim, sobram novas 87 vagas no CMAE para alunos com outras necessidades e que estão na fila de espera.

Também recebemos 93 carteiras adaptadas para atender nossos alunos com mais conforto em 2019. A educação é para todos” – afirmou a secretária.

Muito emocionado, o Presidente da Câmara de Vereadores de Magé, Rogério do Valle, lembrou aos presentes que no passado essas crianças Autistas eram muitas das vezes abandonadas pelo poder publico, pois não se oferecia esse tipo de tratamento especializado, hoje a palavra INCLUSÃO deixa de ser uma utopia em nossa cidade e passa a ser uma realidade.

Graças a esses tratamento oferecido pela Prefeitura de Magé, nossos alunos já poderão ter uma qualidade de vida igual aos outros alunos.

O prefeito Rafael Tubarão ressaltou que mesmo em tempos de crise, Magé continua avançando: “Muito se fala sobre crise financeira e sabemos que é uma realidade no nosso país. Mas este não é um motivo para ficarmos parados.

Vamos continuar trabalhando dia e noite para oferecer serviços com a qualidade que nosso povo merece. Há um ano inauguramos o primeiro CMAE e hoje cumprimos nosso compromisso com o CMAE Azul para nossos alunos com autismo receberem o suporte necessário” – enfatizou o Prefeito.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Eu sou testemunha como a prefeitura a secretaria de educação tem tratado nossos parente autista meu sobrinho depois que foi estudar na rede municipal desenvolveu bastante hoje fica sentado junto com outras crianças interagem e isto não tem preço esse trabalho da secretaria de educação e inclivel agradeço a gestão do prefeito Rafael tubarão e parabebs pelo carinho com nossas crianças.

DEIXE UMA RESPOSTA