MAGÉ REALIZARÁ TRÊS CAMPANHAS DE DOAÇÃO DE SANGUE EM 2019

FONTE: PREFEITURA DE MAGÉ

0
137

A Prefeitura de Magé, através da Secretaria de Saúde e em parceria com o Hemorio, realizará três ações de doação de sangue em 2019. A parceria é de grande importância para a cidade tanto pela necessidade de abastecer os estoques do banco de sangue, quanto pela expectativa dos mageenses doadores que já são adeptos dessa campanha de solidariedade. Em 2018, eles superaram a expectativa ao esgotarem as bolsas destinadas às últimas campanhas.

A novidade em 2019 é que serão dois dias de campanha em cada edição: a primeira será nos dias 20 e 21 de fevereiro, com tema sobre o Carnaval. Em junho, será realizada a campanha com o tema Festa Junina, nos dias 26 e 27. A última campanha programada para 2019 será parte das ações do Outubro Rosa, nos dias 23 e 24 do mês em questão. Todas as edições serão realizadas no auditório do Hospital Municipal de Magé.

De acordo com dados do Hemorio, cada bolsa de sangue pode salvar quatro vidas. O Hospital Municipal de Magé faz, em média, 80 a 120 transfusões mensais, além de distribuir bolsas de sangue para todas as unidades do município. Todo o sangue doado é separado em diferentes componentes como: hemácias, plaquetas, plasma e outros, para beneficiar mais pacientes através de uma doação.

Condições básicas para doar sangue:
– Sentir-se bem, com saúde;
– Pesar acima de 50 kg;
– Ter entre 16 e 60 anos de idade (pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização);
– Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em território nacional.

Recomendações para o dia da doação:
– Nunca vá doar sangue em jejum;
– Repouso mínimo de seis horas na noite anterior;
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
– Evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação;
– Evitar alimentos gordurosos.

DEIXE UMA RESPOSTA