MATÉRIA DE DESCARTES DE SAPATOS DAS LOJAS NALIN NÃO PASSOU DE FAKE NEWS

0
468

Não é de hoje que mentiras são divulgadas como verdades, mas foi com o advento das redes sociais que esse tipo de publicação popularizou-se.

Antes de se publicar uma noticia na internet e dever de quem a faz  conferir detalhadamente a veracidade dos fatos, caso contrario ela só estará criando uma Fake News. Isso e que se espera de uma mídia seria com compromisso com a verdade.

E foi isso que aconteceu em uma nota publicada por um blog da cidade de Magé acusando as Lojas Nalin de descartar calçados em perfeito estado de uso em um terreno baldio.

Seguir a premissa que uma foto vale mais que mil palavras pode levar ao erro ou ate mesmo manchar a imagem de uma empresa ou de uma pessoa honesta.

 

A VERACIDADE DOS FATOS

Duas entidades assumiram nas redes sociais que não existiu nenhum descarte e sim uma doação espontânea das Lojas Nalin aos menos favorecidos.

A primeira nota foi publicada pela mídia Magé ON LINE:

“Gente, já foi tudo esclarecido, as Lojas Nalin não jogaram sapatos fora. Vejam o texto de uma pastora explicando o que houve!”

Eu missionária Cida Maria venho por meio desta nota, dizer que a notícia dos calçados jogados no terreno baldio, não são verdadeiras. As doações das lojas Nalin, foram destinados para serem doados as pessoas carentes dos bairros Parque Estrela, Ponte Preta, Imbariê, Bongaba, Parque Paranhos e bairros vizinhos.

As lojas Nalin nos doou os calçados que devido a quantidade,  colocamos em frente a igreja para a população ir separando pares e levando segundo as suas necessidades.  Gostaria até mesmo agradecer as lojas Nalin e os setores responsável e ao Pastor Rubens, que também nos ajudou com esse trabalho. Somente queremos ajudar a todos, pois nossa área e muito carente. Obrigado mais uma vez as Lojas Nalin e desculpas qualquer transtorno.

Não foi nada jogado em terreno pra desperdício, a nossa Igreja Sarça Ardente, Pastor responsável Francisco agradece mais uma vez.”

A segunda nota foi publicada no Face Book do Pastor Rubem Almeida:

O que leva uma pessoa a criar um Fake News?

Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.

No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas.

É isso o que acontece, por exemplo, durante períodos eleitorais, nos quais pessoas criam boatos, que são disseminados em grande escala na rede, alcançando milhões de usuários

Assista esse vídeo para  você ter uma ampla visão dos danos causados pelo Fake News

 

DEIXE UMA RESPOSTA